Como Funciona

O Financiamento Coletivo é uma excelente maneira de financiar uma ideia, testar produtos e serviços, e construir comunidade.

Funciona assim: você estipula metas financeiras que deseja alcançar, define um prazo para a arrecadação (de 1 a 60 dias) e propõe diferentes faixas de colaboração financeira.

Cada pessoa colabora com o quanto quiser/puder e, para cada faixa de colaboração, é oferecida uma recompensa em troca. Essa recompensa pode ser simbólica, pode ser produto ou uma experiência. Exemplo: um vídeo personalizado de agradecimento, um adesivo, uma camiseta, um workshop, evento, e por aí vai.

É tudo ou nada: se a meta mínima for atingida, o projeto vira realidade e todos os colaboradores recebem recompensas! Do contrário, todos os apoiadores recebem seu dinheiro de volta. A regra é clara: ou todo mundo ganha, ou ninguém perde.

eBook: Crowd-o-quê?

Crowdfunding! Entenda em poucos slides
como funciona o Financiamento Coletivo.

banner ufc

Vantagens

Além de mobilizar recursos, o Financiamento Coletivo é uma excelente ferramenta para:

DIVULGAR | ENGAJAR | TESTAR | PRÉ-VENDER

Divulgar, porque os visitantes da sua campanha compartilham o projeto no Facebook e outros canais. Engajar, porque as recompensas aprofundam a relação e a experiência com o público. Testar, porque o retorno do seu público é o melhor teste antes de investir em uma ideia. E, por fim, pré-vender, porque é uma oportunidade para você oferecer produtos antes de produzí-los em grande escala.

eBook: Crowd-o-quê?

Crowdfunding! Entenda em poucos slides
como funciona o Financiamento Coletivo.

Diferenciais da Benfeitoria

Comissão Livre

Pague o quanto quiser pelo serviço prestado.

A nossa visão de mundo precisa estar expressa no nosso modelo de negócio. Por isso, na Benfeitoria, é você quem define a remuneração que vai destinar à plataforma, de acordo com a sua satisfação em relação ao nosso atendimento e com sua possibilidade financeira. Nós sugerimos uma comissão, mas cada realizador fica livre para definir qual a % do valor arrecadado que deseja destinar para a Benfeitoria.

Atendimento personalizado

Para sua campanha bombar do início ao fim.

Com uma equipe dedicada ao atendimento individual a cada um dos projetos, a Benfeitoria é muito bem avaliada pelos próprios realizadores pela velocidade e o cuidado do nosso atendimento customizado. Somos humanos lidando com humanos.

Conhecimento aberto e gratuito

Para você virar um ninja do Financiamento Coletivo.

As vídeo-aulas da nossa Universidade do Financiamento Coletivo compõem o primeiro curso aberto e gratuito sobre crowdfunding no Brasil. E hoje, evoluímos para esse portal de conteúdos. Um espaço onde compartilhamos online toda nossa metodologia, documentos de apoio e ferramentas para a construção e execução de campanhas de Financiamento Coletivo.
Se preferir ver em vídeo, clique aqui! São menos de 30 min! E as vagas ilimitadas!

Metas Múltiplas

Para você garantir o necessário, mas mirar sempre mais longe!

Trabalhamos com a dinâmica do Tudo ou Nada e te estimulamos a encontrar o valor mínimo necessário para viabilizar o seu projeto. Esse valor é que o chamamos de meta mínima e é aqui que a regra do Tudo ou Nada é aplicada. Mas além da meta mínima, nós incentivamos que você estabeleça múltiplas metas para ir aprimorando cada vez mais a entrega do seu projeto, chegando mais perto da versão ideal dele.

Taxa de Sucesso

Financiamento Coletivo com 75% de chance de sucesso!

Em função da metodologia que desenvolvemos e do atendimento dedicado aos projetos, a Benfeitoria tem uma taxa de sucesso que desponta entre as maiores do setor: aproximadamente 75% dos projetos que captam recursos na nossa plataforma atingem suas metas de arrecadação.

Definição de Papéis

Na hora de fazer uma campanha de Financiamento Coletivo existem responsabilidades da plataforma e responsabilidades do realizador do projeto.

Além de oferecermos um ambiente seguro e eficiente para a sua campanha acontecer de maneira tranquila, a Benfeitoria oferece consultoria especial de crowdfunding e atendimento personalizado para o seu projeto. Nosso time de atendimento acompanha cada arrecadação, dando dicas desde o rascunho até o sucesso da campanha.

No entanto, o principal responsável por fazer o projeto acontecer é você! Dentre as responsabilidades está produzir os materiais da campanha, planejar e executar a divulgação, engajar o público, produzir e entregar as recompensas, manter contato com os benfeitores e garantir a realização do projeto. Sim, dá um baita trabalho, mas é super gratificante também!

PAPEL DA BENFEITORIA

Oferecer ambiente seguro e eficiente para as campanhas;

Dar consultoria de crowdfunding no planejamento e construção da campanha;

Fazer o atendimento personalizado de cada projeto;

Enviar dicas de divulgação e ativação de rede para os realizadores;

Prestar suporte aos realizadores e benfeitores.

PAPEL DO REALIZADOR

Produzir os materiais da campanha (textos, imagens, vídeo);

Planejar e executar a divulgação da campanha;

Engajar o público na campanha;

Produzir as recompensas e enviar aos benfeitores;

Manter os benfeitores da campanha atualizados;

Ser transparente em relação ao andamento do projeto, trabalho ou iniciativa.

Outras Modalidades

Além do Financiamento Coletivo Pontual, trabalhamos com outras modalidades de arrecadação:

Financiamento Coletivo Recorrente

Campanha contínua com arrecadação mensal

Para iniciativas que correm atrás da sustentabilidade financeira.
Nessa dinâmica, as colaborações são em forma de assinaturas mensais, o que a torna uma poderosa ferramenta de engajamento de rede também. As assinaturas são vinculadas ao cartão de crédito de cada colaborador. Saiba mais sobre o Financiamento Coletivo Recorrente e envie o seu projeto pra gente.

Comece agora!

Parceiros Benfeitores

Projetos e canais turbinados

Estamos sempre em busca de parceiros que têm o poder de potencializar projetos através de incentivos extras, sejam financeiros, como o Matchfunding ou de outra natureza (divulgação, consultoria, conteúdo). Através dos nossos canais e parceiros já fomentamos projetos de Empoderamento Feminino, Ciclomobilidade, Nova Economia e Inovações Urbanas. Conheça nossos Canais.

Ver Canais

Pronto para dar os Primeiros passos?

Parabéns! Agora você já sabe o que é o financiamento coletivo e o que é a Benfeitoria! 😀

Etapas do Processo

Depois de enviar sua proposta pra gente em www.benfeitoria.com/arrecade, confira as próxima etapas do processo:

Pré-campanha

Análise e primeiras orientações

Agora que recebemos seu projeto, vamos fazer uma rápida análise e retornaremos em até 2 dias úteis.

Montagem da campanha de financiamento coletivo

Juntos, vamos alinhar textos, imagens, vídeo e recompensas até que sua campanha esteja redondinha para ser lançada.

Campanha

Publicação e acompanhamento

Com a campanha pronta e aprovada, entramos em fase de captação. Fornecemos suporte, dicas e soluções para você alcançar suas meta.

Pós-campanha

Sua campanha foi um sucesso!

Em até 15 dias vamos te transferir o valor total arrecadado – já descontando a taxa da integradora financeira (aprox. 5%) e a nossa comissão, que quem decide é você.

Em caso de meta não alcançada!

Faremos o estorno de todas as colaborações dentro de 10 dias.

Execução do projeto e entrega de recompensas

Responsabilidade exclusiva do realizador

Recompensas

Hora de entregar as recompensas prometidas aos benfeitores que colaboraram com o seu projeto.

Projeto na rua! \o/

Hora de colocar a mão na massa!

Proposta de Engajamento

Engajar as pessoas é fundamental para o sucesso de uma campanha e esse processo começa antes mesmo da arrecadação.

Ao produzir o conteúdo da sua campanha, defina muito bem qual o impacto que o seu projeto trará e por que as pessoas teriam interesse em apoiá-lo, ou seja, de que forma ele pode gerar engajamento da sua rede. O importante é mostrar que existe interesse coletivo na sua proposta e que ela não é para benefício próprio, exclusivamente.

Como fazer isso da melhor maneira? Seja conciso, claro e até didático, se necessário. A gente sabe que às vezes é difícil traduzir tudo que imaginamos do nosso projeto em poucos parágrafos, mas isso é extremamente necessário para que outras pessoas tenham interesse em ler e entendam de primeira sobre o que se trata aquela campanha de Financiamento Coletivo.

Definição de Metas

Não confunda o orçamento do projeto (quanto seu projeto custa) com o orçamento da campanha de Financiamento Coletivo (quanto você precisa arrecadar), porque são coisas diferentes.

A meta financeira da sua arrecadação, além de cobrir o orçamento do projeto, deve considerar também os custos listados abaixo. Esse cálculo precisa ser feito com muito cuidado para evitar surpresas no final!

• Custo de produção dos materiais da campanha (ex: vídeo e imagens);
  • Custo de produção e envio das recompensas;
  • Taxa de serviço da integradora financeira (aproximadamente 5% do valor total arrecadado);
  • Taxa de serviço da plataforma (você paga o quanto quiser, e só se a campanha for bem-sucedida. Outras plataformas cobram obrigatoriamente entre 9% e 17%. Nossa sugestão aqui é destinar 8% para a Benfeitoria).

Você pode estabelecer mais de uma meta a ser atingida na sua campanha. É o que chamamos de Múltiplas Metas. Recomendamos fortemente que você defina como primeira meta o valor mínimo necessário para viabilizar seu projeto, na sua versão mais simples mesmo. De forma prática, essa Meta Mínima reduz o risco de perder toda a grana arrecadada.

A medida que você chega aos 100%, a plataforma atualiza a régua de arrecadação automaticamente para o valor da próxima meta e a sua arrecadação continua a todo vapor. Fica claro que cada colaboração é bem-vinda para que o seu projeto aconteça de forma ainda mais completa e robusta.

Importante! Depois de atingida a primeira meta, todo o valor arrecadado vai para você e para o seu projeto, mesmo se a arrecadação não chegar nas metas seguintes.

Canvas Simples! Uma Mão na roda!

Criamos essa super planilha para cálculo de orçamentos, recompensas e ativação de rede da sua campanha!